Papa Francisco elogia Enfermagem em visita

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Em visita à um Hospital Pediátrico San Giovanni na cidade de Roma, em dezembro de 2016, o carismático Papa Francisco destacou o papel da enfermagem na saúde. O Papa agradeceu o esforço todos os profissionais e voluntários da instituição, porém deixou um elogio particular aos Enfermeiros que, segundo ele, “acompanham e compreendem” o sofrimento, destacando que “são quem percebe melhor o percurso da doença”.

Para nós da área pode não parecer novidade, afinal “somos os profissionais que passam a maior parte com o paciente”, com isso, temos uma potencialidade maior de criar vínculos e favorecer sua melhora da saúde e diagnosticar necessidades humanas antes de outros profissionais, podendo comunicá-los quando for o caso respeitando assim o trabalho multiprofissional. Tudo é possível, é claro, quando o profissional aplica a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) em sua prática profissional.

As enfermeiras, os enfermeiros, por causa da proximidade com o doente, têm uma qualidade especial para acompanhar e também para curar. (Papa Francisco, 2016)

Contudo, a beleza da fala do Papa está justamente nele, pessoa externa a área da saúde perceber a importância e potencialidade na relação do Enfermeiro-Paciente. O comunicado nos impulsiona para a esperança de que cada vez mais integrantes da população reconheçam a importância do profissional de Enfermagem, incluímos aqui auxiliares, técnicos e enfermeiros.

O Papa Francisco também se pronunciou sobre seu repúdio ao ambiente de negócio em que a saúde vem se tornando, em que ganhar dinheiro está acima de salvar vidas.  Algo como a “indústria da doença” que demandaria várias paginas de um livro para destrinchar esse sistema que correlaciona área alimentícia, farmacêutica e hospitalar. Na recepção a um grupo de doentes e profissionais do Hospital Pediátrico de Roma, Francisco denunciou a corrupção no setor da Saúde e destacou o papel dos enfermeiros.

Francisco fez doações de materiais hospitalares ao hospital. Despediu-se do grupo de pacientes com um agradecimento. “Agradeço muitos às Enfermeiras, aos Enfermeiros, por aquilo que fazem. Muito obrigado”, despediu-se o Papa.

Fonte: Revista Cuida. Dailymail.com

Se você encontrou um erro de português, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionar Ctrl + Enter.

Lucas Queiroz

Lucas Queiroz é o proprietário da Central da Enfermagem. Mestre em Ciências da Saúde, realiza pesquisas no campo do cuidado aos consumidores de drogas e atua como Enfermeiro em instituição federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: